JornalCana

Acordo prevê a padronização da produção nacional de etanol

Um convênio assinado no mês passado entre o Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla), da região de Piracicaba (SP), o Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) pretende padronizar a produção nacional de etanol e promover os combustíveis renováveis produzidos no Brasil.

Pelo acordo, o Apla, por intermédio do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), desenvolverá estudos de suporte para conferir credibilidade internacional ao álcool combustível brasileiro. A Apex promoverá a indústria e centros de pesquisa no mercado externo. E o Inmetro desenvolverá padrões e materiais de referência com rastreabilidade internacional para a produção de etanol no Brasil.

O documento prevê, sobretudo, o desenvolvimento de padrões capazes de transferir ao etanol produzido no Brasil a condição de commodity internacional. Com isso, acredita a direção do Apla, a aceitação mundial ao produto fabricado no País será automática.

“O convênio é uma consolidação do trabalho do Apla e resultará em novas oportunidades de negócios para o etanol brasileiro no mercado mundial, evitando, por exemplo, barreiras técnicas e internacionais”, resume o secretário da Indústria e Comércio de Piracicaba, Luciano Almeida.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram