JornalCana

Acordo entre Mercosul e UE deverá ser “light”

A concretização das negociações para o acordo entre o Mercosul e a União Européia, prevista para outubro deste ano, deve ser “light”. Ou seja, com pouca ênfase em temas considerados sensíveis para ambos.

No caso do Mercosul, mais especificamente do Brasil, a questão relativa a compras governamentais é um dos principais pontos de atrito. No caso europeu, o impasse na discussão de acesso a mercados gera lentidão no ritmo de avanço do acordo.

A conclusão parte de seminário sobre negociações internacionais realizado ontem em São Paulo pelo Instituto Fernand Braudel.

“O acordo entre a UE e o Mercosul já nasceu “light”. A oferta [européia] é muito tímida”, diz Marcos Jank, do Icone (Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais).

Hoje, o Mercosul exporta US$ 29 bilhões em produtos agrícolas. Desse total, 35% são destinados à União Européia. Mas nos principais itens da pauta de exportação agrícola do bloco sul-americano -açúcar e carnes- a participação no mercado europeu é considerada ínfima. O Mercosul exporta conjuntamente 13,6 milhões de toneladas de açúcar para o mercado internacional. Para a UE, o volume é de 54,4 mil toneladas.

A proposta da UE acena com a possibilidade de ampliação das cotas de exportação. “Esse é o pior dos mundos para países competitivos como o Brasil”, disse Jank.

Segundo Jean-Yves Carfantan, professor da Escola Superior de Angers (França), a oferta da UE não atende aos principais interesses do Mercosul, mas há uma maior disposição para flexibilizar as posições. “É preciso aproveitar o momento. A negociação corre contra o tempo”, declarou ontem durante o seminário.

A urgência em fazer avançar o acordo entre os dois blocos se deve, principalmente, à entrada de novos membros na UE. Alguns dos países do Leste Europeu têm a economia fortemente baseada na agricultura. Isso pode gerar mais impasses para abrir as exportações para o Mercosul.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram