JornalCana

Ações da Suedzucker despencam após prejuízo

As ações da companhia alemã Suedzucker AG, a maior produtora mundial de açúcar, despencaram para seu patamar mais baixo dos últimos três anos e meio depois de a empresa ter dito que contabilizará um prejuízo no ano fiscal encerrado em 28 de fevereiro passado, segundo informações das agências internacionais.

A Suedzucker, com sede em Mannheim, na Alemanha, disse que uma “deterioração” em sua divisão de Paris, a Saint Louis Sucre SA, vai levar os lucros operacionais do ano como um todo a caírem para 420 milhões de euros (US$ 558 milhões), a partir dos 450 milhões de euros computados no ano fiscal anterior. A empresa já tinha reduzido sua projeção dos lucros para o ano como um todo no último dia 11 de janeiro, devido aos preços do açúcar, inferiores aos previstos.

“Há realmente uma incerteza em todo o setor de açúcar”, disse René Weber, analista do Bank Vontobel AG de Zurique, na Suíça, que classifica as ações como “de desempenho inferior à média do mercado”. “O mercado como um todo é um problema e assistiremos a algumas reestruturações no futuro.”

A União Européia (UE), que reúne 27 países e é o segundo maior exportador mundial de açúcar, está reduzindo suas vendas depois que o Brasil teve ganho de causa em 2005, em contencioso movido junto à Organização Mundial de Comércio (OMC) que impede os agricultores europeus de comercializar o produto excedente no exterior. A Suedzucker reduziu a produção em 12% no ano passado. Os preços do açúcar refinado caíram em mais de 20% no último período de 12 meses na bolsa de Londres.

As ações da Suedzucker tinham caído até 1,21 euro, ou 8,2%, para 13,63 euros (US$ 18,12) na manhã de terça-feira em Frankfurt, seu patamar mais baixo desde 15 de outubro de 2003. Os preços recuaram 25% este ano.

A Suedzucker, controlada por quase 30.000 produtores rurais alemães de beterraba, disse prever que registrará um prejuízo de 200 milhões de euros ao contabilizar perdas de 500 milhões de euros geradas pela deterioração relativa ao valor contábil da Saint Louis Sucre. A divisão de açúcar vai equiparar receita e despesa este ano.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram