JornalCana

Abimaq tem plano estratégico até 2022

Se 2008 foi um ano promissor para o setor de bens de capital, 2009 foi de instabilidade, com quedas no faturamento, na carteira de pedidos e fechamento de postos de trabalho. A avaliação é do presidente da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Luiz Aubert Neto.

As dificuldades de 2009 motivaram um trabalho conjunto das empresas de bens de capital, capitaneado pela Abimaq, na elaboração de um planejamento estratégico e de longo prazo para o setor. Batizado de Abimaq 2022, o plano consiste em pleitos e propostas bem fundamentadas para construção de um cenário mais favorável.

O grupo pretende manter reuniões periódicas com todas as esferas governamentais, além de construir alianças estratégicas e inéditas com entidades congêneres e de trabalhadores. Para Luiz Aubert, o diálogo com instituições financeiras públicas e privadas, para se buscar a desoneração dos investimentos, melhores taxas de juros e condições favoráveis para exportação.

Aubert defende a isonomia frente aos concorrentes estrangeiros e a busca constante por instrumentos que possam contribuir para alavancar o desenvolvimento tecnológico e a inovação nas empresas do setor de bens de capital. “Também, estivemos em todas as nossas sedes regionais, apresentando as nossas propostas e ouvindo os pleitos e demandas das nossas empresas associadas”.

Após cerca de 110 reuniões realizadas com a cúpula do Governo, BNDES, secretários de estado, deputados, senadores e presidentes de grandes grupos, como Petrobras e Vale, a Abimaq conseguiu ampliar de maneira significativa a representatividade da associação, em todas as instâncias.

Atualmente, a Abimaq participa da Junta de Administração do Finame, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e do Grupo de Acompanhamento da Competitividade, presidido pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega.

“Sabemos que ainda há muito a ser feito e que temos grandes desafios pela frente, mas também temos a certeza de que estamos trilhando o caminho certo e as conquistas obtidas em dois anos de nossa gestão à frente da Abimaq nos dão ânimo para continuar envidando todos os esforços no ano de 2010”, diz Aubert.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram