JornalCana

ABHO realiza Congresso Brasileiro de Higiene Ocupacional

A partir de hoje, profissionais de peso do campo da Higiene Ocupacional estarão em São Paulo para participar do Congresso Brasileiro de Higiene Ocupacional, organizado pela Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO), no Novotel Jaraguá S. Paulo Conventions.

O evento, que terá como tema “NR-15: Prevenir Atualizando”, abordará a NR-15 (Norma Regulamentadora para Atividades e Operações Insalubres) que, por possuir o mesmo texto desde 1978 precisa, segundo a ABHO, ser urgentemente revisada. A mesma é de aplicação em todos os setores de atividade, e impacta fortemente nos processos industriais. O setor sucro-aclcooleiro deverá estar atento aos desdobramentos desta iniciativa.

No dia 30, ocorrerá também o XIII Encontro Brasileiro de Higienistas Ocupacionais. Na programação dos eventos, consta a apresentação de painéis sobre os novos parâmetros e métodos analíticos para agentes químicos, físicos e biológicos nos ambientes de trabalho. Ao todo, serão apresentados 28 trabalhos técnicos típicos de higiene ocupacional.

O Congresso deve contar com a presença do presidente da American Industrial Hygiene Association (AIHA), Roy Buchan. Outras participações internacionais previstas são: Jacques Lesage, do Instituto de Pesquisas Robert-Sauvé em Segurança e Saúde do Trabalho (IRSST)/Canadá; Thomas Fuller, da Universidade de Boston/EUA; e Neil McManus, do Northwest Occupational Health and Safety/Canadá.

O presidente da ABHO, Marcos Domingos, qualifica o congresso e o encontro como os eventos mais importantes para os profissionais do setor. “Já temos muitos trabalhos inscritos para serem apresentados durante o congresso, inclusive muitos na área de riscos biológicos, tema pouco tratado não só no Brasil, mas em todo o mundo”, diz. “Nossa proposta será discutir todos os pontos críticos da NR-15. Há profissionais que sequer sabem que há Limites de Tolerância defasados em nossa legislação. Então, queremos nivelar o conhecimento sobre o assunto para que se possa trabalhar mais fortemente na busca por soluções”, registra.

Além da grade de painéis e da apresentação de trabalhos, a ABHO organizou quatro cursos de atualização profissional (Introdução à Higiene Ocupacional; Espaços Confinados; Biossegurança; e Controle de Ruído), que aconteceram nos dias 26 e 27 de agosto.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram