JornalCana

Abertura do Simtec mostra otimismo com o álcool

Não faltaram manifestações de apoio e elogios nos discursos feitos ontem durante a abertura do (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Indústria Sucroalcooleira), no Engenho Central. De trabalhadores a patrões, do prefeito ao ministro, passando pelos deputados e canavieiros. A esperança de que o desenvolvimento de Piracicaba venha mesmo pelo álcool ficou registrada.

O evento foi aberto ontem com visitas ilustres. O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, cortou a fita, conheceu o recinto da mostra, trouxe o apoio do Governo Federal à iniciativa e fez uma palestra pontuada de bom humor, mas séria o suficiente para mostrar que o passado do setor sucroalcooleiro foi marcado por desencontros e descrédito, mau emprego de recursos financeiros, tirania dos produtores, que não garantiam o atendimento do consumo.

Didático e objetivo, Rodrigues disse que esses erros precisam ficar como uma reflexão, até porque o momento e o interesse mundial pelo álcool — em parte para atender ao Protocolo de Kyoto e em parte porque as reservas de combustível fóssil estão chegando ao limite — não podem ser desprezados, em especial porque o Brasil sai à frente por estar estruturado para atender ao mercado mundial.

Os deputados estaduais Roberto Morais (PPS) e Roberto Felício (PT) e o deputado federal João Hermann Netto (PPS) também foram levar apoio à cadeia produtiva do setor sucroalcooleiro e todos concentraram suas falas nas chances de geração de emprego e renda que o setor sucroalcooleiro pode trazer.

Tudo vai depender do crescimento, que os empresários acreditam que já chegou. Pelo menos os que expõem seus produtos e participam do Simtec estão entusiasmados.

SERVIÇO – O Simtec vai até sábado e tem atividades concentradas entre as 14h às 21h, no Engenho Central. Na sexta e sábado a mostra terá entrada liberada para o público.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram