JornalCana

Abertura do mercado exige esforço de profissionalização

Há 10 anos, os preços da cana acabavam de ser liberados. Ian David Hill, um inglês apaixonado pelo setor sucroalcooleiro desde a juventude, era um dos executivos que começava a sentir que, com o mercado livre, a indústria estava prestes a crescer com as próprias pernas. Passei muitas noites sem dormir e muito tempo buscando garantias para a produção. Acreditamos que o negócio, apesar das dificuldades, iria crescer muito, lembra.

A aposta deu certo, as exportações explodiram e hoje Hill está no comando da Agropecuária Jacarezinho, que investe em cana, gado e soja e prepara a construção de uma nova usina orçada em R$ 50 milhões para os próximos anos. Segundo ele, a abertura do setor foi um dos principais motivos para a profissionalização do alto escalão. Passamos a ter governança corporativa e ganhos por resultado. O profissional de uma usina agora é como outro de qualquer indústria internacionalizada, precisa ter visão e ser preparado. Outro que cresceu com a cana e o álcool é Henrique Gomes, diretor de Controladoria da Usina Santa Elisa, do interior de São Paulo. Com 34 anos de empresa, ele acredita que, nesse negócio, o gestor tem algumas peculiaridades. Precisa tomar decisões rápidas, mas muito calculadas, porque o ciclo da cana é válido por cinco anos. Na área de prestação de serviços o negócio se pode mudar no meio do trajeto, mas no nosso não, e qualquer erro pode causar problemas que crescem ao longo do tempo. Com o mercado ágil e muito competitivo, ele conta que altos padrões de governança invadiram o setor, e toda usina precisa trabalhar para mostrar resultados aos acionistas. Temos muita cobrança e mensalmente o conselho da Santa Elisa se reúne para avaliar o desempenho dos executivos e pensar no planejamento estratégico da empresa.

Para Marcos Fava, professor da USP de Ribeirão Preto, uma das principais necessidades de quem entra no setor agora é ter conhecimentos de mercados internacionais, varejo e negociação. As empresas passaram por uma grande mudança e mantém agora executivos bem pagos e com responsabilidades enormes, tanto na gestão da venda de produto quanto na compra de cana. Segundo Fava, as empresas estão de olho nas técnicas mais modernas de administração, e por isso muitas usinas até já trazem programas de MBA para dentro de suas unidades. Mais de cinco companhias já fizeram programas conosco. O setor busca conhecimento, já que a concentração de grupos é cada vez maior, o que demanda executivos de primeira linha. Outro exemplo é o curso de pós-graduação em Gestão e Tecnologia Industrial do setor sucroalcooleiro oferecido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP , em Ribeirão Preto. Com o fim da proteção do governo, o setor teve de buscar competitividade. Antes, os preços eram fixados, agora é o administrador que tem que formar a planilha, explica o coordenador do programa, Pedro Valentim Marques. Outra questão levantada por ele é a transformação no estilo de administração. O modelo de empresa familiar vem sendo constantemente substituído pelo da administração profissional. E as oportunidades atraem até mesmo quem nunca atuou com o agronegócio, como Denise Francisco, que saiu do Bradesco para ser gerente-financeira da Usina São Martinho. Percebi que a busca por energia limpa faria este setor crescer muito e a experiência que tive no setor financeiro poderia ajudar a oxigenar idéias. Além disso, ela diz que o setor ainda tem carência de conhecimentos de mercado, como atuação em bolsa de valores, e é muito gratificante levar para outro segmento técnicas que ajudam o bom fluxo de caixa e avaliação de custos de plantio, já que não existem fontes de financiamento a longo prazo para o setor. O açúcar é commodity internacional, o que também deve ser o futuro do álcool. E, à medida que se tem preços internacionais como parâmetros de vendas, precisa-se de profissionais capazes de estudar mercados futuros.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram