JornalCana

Abertas inscrições para o “Desafio Energia + Limpa”

img2946

Mais de 900 mil alunos dos 8º e 9º anos da rede pública de ensino têm até o dia 20 de setembro para se inscrever no “Desafio Energia + Limpa,” a mais nova ação educacional do Projeto Agora. A iniciativa pretende conscientizar estudantes de dez estados brasileiros e do Distrito Federal (DF) sobre as diferentes fontes energéticas disponíveis, entre elas o etanol e a bioeletricidade derivados da cana-de-açúcar, que juntos já respondem por 16% de toda a energia utilizada no País.

Para confirmar a participação no Desafio, os interessados das 14 mil escolas envolvidas na ação devem visitar o site do concurso (www.energiamaislimpa.com.br), que ao seu final premiará 29 jovens autores das cartas mais criativas endereçadas à presidente Dilma Rousseff, abordando o tema: “que tipo de energia o Brasil precisa e de onde ela virá?”. O “Desafio Energia + Limpa” também vai alcançar cerca de 40 mil profissionais de educação, entre professores, diretores e coordenadores pedagógicos.

O diretor de Comunicação Corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Adhemar Altieri, cuja entidade é uma das apoiadoras do Agora, destaca a importância da iniciativa para o debate sobre o futuro energético do País e do planeta. “É fundamental que esta temática chegue às salas de aula e estimule a reflexão entre futuros governantes e formadores de opinião, para que fique clara a importância de se ter uma matriz energética bem definida. Só com o papel de diferentes opções energéticas estabelecido para o longo prazo, será possível viabilizar a redução progressiva das emissões de gases que causam o efeito estufa (GEEs) e levam ao aquecimento global”.

Na página do Desafio Energia + Limpa na internet, além de confirmar participação na iniciativa, alunos e professores terão acesso a notícias, artigos, dados estatísticos e vídeos atualizados semanalmente. Também é possível baixar o kit “Desafio Energia + Limpa 2012,” material didático com conteúdo do concurso que vem sendo distribuído desde o inicio de julho em todas as escolas estaduais dos estados participantes: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Paraná (PR), Minas Gerais (MG), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Goiás (GO), Alagoas (AL), Pernambuco (PE), Paraíba (PB) e Distrito Federal.

O kit contém o “Caderno do Professor,” com 35 páginas de textos, gráficos e ilustrações sobre os diferentes tipos de energia existentes e os benefícios ambientais, econômicos e sociais ligados a seu uso e produção. Acompanham o material impresso um DVD com depoimentos de especialistas em bioeletricidade, que é a energia elétrica gerada nas usinas pela queima do bagaço de cana, e um exemplar da Usina Virtual, ferramenta interativa multimídia que detalha todas as etapas da produção em uma usina de processamento de cana-de-açúcar. Completam o conteúdo quatro pôsteres para trabalhos em sala de aula exibindo o tema “Geração de Energia Elétrica no Brasil,” dois cartazes para divulgação do projeto e uma ficha de inscrição. (Fonte: Unica)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram