Mercado

Abengoa Bioenergia obtém maior produtividade e qualidade do canavial com insumos da Wiser

Abengoa Bioenergia obtém maior produtividade e qualidade do canavial com insumos da Wiser

Diante das dificuldades que o setor enfrentou na última década, o maior desafio para a área agrícola é obter maior produtividade no canavial com custos mais baixos. Essa tarefa é ainda mais difícil com aumento das pragas e redução do ATR, devido ao aumento da colheita mecanizada.

Sendo assim, é preciso, até mesmo, rever tecnologias já disponíveis. Dessa maneira, a Abengoa Bioenergia — multinacional espanhola com duas usinas no Brasil, localizadas em Pirassununga e São João da Boa Vista, ambas no interior paulista — em parceria com a Agro Comercial Wiser vem utilizando em seus canaviais, aminoácidos associados a macro e micro nutrientes com várias finalidades: bioestimulantes de plantio; controle de pragas e até na maturação da cana. Os resultados são satisfatórios em relação a custo, produtividade, sanidade e qualidade do canavial.

“Experimentamos para maturação o Sugar Plus, potássio associado a aminoácidos que além de aumentar a área de maturação, por ser um produto nutricional sem restrição de voo e sem restrição à deriva em outras culturas, alcança resultados no ATR similares ao uso de outros maturadores inibidores ou reguladores de crescimento”, conta Ricardo Maio Nogueira Tavares, supervisor de planejamento agrícola do grupo.

Tavares ressalta que 15 dias após a aplicação, não houve redução no desenvolvimento da planta e o TCH aumentou, além do ganho no TAH. “O uso do Sugar Plus facilitou muito o manejo da aplicação e da colheita”, destaca.

Outro produto testado foi o Armurox, silício associado a aminoácidos que, devido aumento da resistência estrutural da planta, trouxe vários benefícios, como: redução dos danos com nematóides e com a broca, nos 90 dias após o plantio. Ele também foi usado como bioestimulante de plantio e como fungicida, proporcionando um canavial com folhas mais limpas e boa sanidade.

“Nós, da Abengoa, acreditamos que o aumento do uso de produtos naturais e biológicos em substituição aos químicos é uma tendência necessária para manter o equilíbrio dos canaviais a longo prazo”, celebra Tavares.

Banner Revistas Mobile