JornalCana

Abastecer com etanol fica mais vantajoso em São Paulo

Os preços do etanol hidratado, que abastece diretamente os veículos, recuaram na última semana nos postos de combustíveis do Estado de São Paulo e ganharam mais competitividade em relação à gasolina.

Segundo levantamento semanal da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o preço médio do litro no Estado foi de R$ 1,791 entre 24 e 30 de junho, e passou a equivaler 67,9% do preço do litro da gasolina, ante 68,3% da semana anterior.

A maior oferta de etanol vinda da safra de cana no Centro-Sul foi a principal razão para o recuo dos preços.

Para ser considerado competitivo em relação à gasolina ao consumidor final, os preços do etanol devem equivaler a, no máximo, 70% do preço do combustível fóssil. Além de São Paulo, esse quadro também se estende aos Estados de Mato Grosso e Goiás onde o etanol equivale a 63,5% e 68% do preço da gasolina, respectivamente.

Com a queda dos preços do etanol e com ganho de competitividade em relação à gasolina, o mercado espera algum aquecimento no consumo do biocombustível, que vem de sucessivos meses de retração. Segundo dados do Sindicom, no acumulado entre janeiro e maio, a venda do hidratado pelas distribuidoras associadas (que representam 60% do mercado) recuou 13,1%, para 2,597 bilhões de litros. O de gasolina subiu 11,1% no período, para 10,513 bilhões de litros.

O indicador semanal Cepea/Esalq para o etanol hidratado recuou 0,58% na semana passada, para R$ 1,0775 o litro.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram