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A vez do tricombustível

O mercado de gás natural veicular vem apresentando bom índice de crescimento nos últimos anos. Com mais de 800 mil veículos convertidos, o Brasil tem a segunda maior frota de modelos movida a GNV, perdendo apenas para a Argentina.

Hoje, apenas a General Motors e a Volkswagen oferecem modelos preparados para receber o kit gás, com garantia de fábrica. Mas, na Grande Vitória, apenas as revendas GM disponibilizam a versão do Astra do kit gás.

Há pouco mais de um mês a GM iniciou a comercialização do primeiro modelo tricombustível lançado no mercado brasileiro, o sedã Astra Multipower. A versão permite rodar com gasolina e/ou álcool e ainda ganhar até dois cilindros de gás natural.

O modelo multipower está disponível em duas versões: Confort e Elegance. A diferença de preços entre a versão de entrada e a as equipadas com o kit de um cilindro é de R$ 2,6 mil.

A opção mais em conta é a versão Confort que, com um cilindro, custa R$ 55,5 mil. Com dois cilindros (16m3 de gás) sai a R$ 56,5 mil (diferença de apenas R$ 1 mil). Já a versão Elegance, topo de linha, custa R$ 60,5 mil, com um cilindro, e R$ 61,5 mil com dois.

A procura pelo sedã multipower ainda é tímida. De acordo com Leandro Miguel, gerente de vendas da Vessa, revenda da marca em Vila Velha, a montadora optou por disponibilizar as unidades de acordo com a demanda, por isso a versão está sendo vendida apenas sob encomenda.

“Como a montadora ainda está testando o mercado, não há unidades disponíveis para pronta entrega. Mas, em pouco mais de trinta dias, já vendemos mais de 20 unidades do modelo”, avalia o gerente.

As revendas da GM na Grande Vitória apostam no mercado de veículos movidos a gás e acreditam que as vendas serão alavancadas a partir dos próximos meses, com uma maior divulgação do sistema multicombustível.

“As pessoas ainda estão conhecendo a tecnologia e seus benefícios. Com o tempo, isso vai garantir um aumeto nas vendas”, comenta Flávio Schmitd, gerente de vendas da concessionária Novavitória.

O Astra Multipower vem equipado com motor 2.0 que rende 105,8 cavalos com gás, 127 cv com álcool e 121 cv apenas com gasolina no tanque.

Diferente dos kits mais comuns, o equipamento tem quatro injetores de gás, em vez de apenas um. O kit conta com um cilindro de 8 metros cúbicos. Quem optar por um segundo cilindro (16m3) terá menos espaço no porta-malas – ficará apenas com 249 litros dos 460 normais. Mas, se a intenção é mesmo alcançar uma economia maior de combustível, vale a pena perder no espaço da bagagem.

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