JornalCana

A importância da interação entre plantio e colheita mecanizada da cana

A mecanização da cultura da cana-de-açúcar encontrou no Brasil, um vasto campo para a introdução das inovações tecnológica. Em função da disponibilidade irregular da mão-de-obra e da busca por redução dos custos, a mecanização no processo de produção dessa cultura cresceu consideravelmente nos últimos anos, tornando-se irreversível diante das perspectivas para o futuro do setor no país.

No princípio, a operação que teve maior contribuição tecnológica da mecanização foi a colheita da cana. Desde a década 70, época de grande expansão da cultura no Brasil quando houve abertura de novas fronteiras agrícolas e, conseqüentemente, gerou novas pesquisas voltadas para a implantação da mecanização, a colheita mecanizada tem se mostrado em constante evolução, sendo imprescindível para atender toda a demanda de abastecimento do setor sucroalcooleiro.

Atualmente, o Brasil conta com o apoio de renomadas empresas que fabricam colhedoras automotrizes que insere no mercado o que há de mais avançado, em termos de tecnologia. O mais importante é que essas empresas estão sempre preocupadas em melhorar seus equipamentos. As colhedoras recebem atenção cada vez maior dos técnicos, com o intuito de apresentar máquinas que realizam a colheita da cana com maior eficiência e, principalmente, qualidade.

Com a mecanização do plantio algo parecido está ocorrendo. Apesar da tecnologia ser recente no país, investimento em inovações tecnológicas está proporcionando ao mercado ótimos equipamentos. Dentro deste seguimento, a empresa Civemasa Implementos Agrícolas, de Araras-SP, disponibiliza para produtores e fornecedores sua linha de plantadoras. As Plantadoras de Terceiro Ponto (uma e duas linhas) e a Plantadora Semi Automática, hoje são as melhores opções do mercado para otimizar essa operação.

A intenção da empresa não é somente aumentar a capacidade da operação, mas também oferecer melhores condições de trabalho às colhedoras. Para que a colheita mecanizada seja bem sucedida, é preciso estar atento ao plantio uma vez que a longevidade do canavial depende da interação entre estes dois métodos. Alguns dos cuidados a serem tomados para a execução da colheita mecanizada estão diretamente relacionados ao plantio como, talhões devidamente preparados, considerando o espaçamento ideal e as variedades mais adequadas.

Ronaldo Antônio da Silva – Eng º Agrônomo e pós-graduado em Eng º Agrícola, área de Máquinas, Fez parte do Grupo de Pesquisa sobre Colheita Mecanizada de Cana na Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP e atualmente atua na área de plantio mecanizado na empresa CIVEMASA Implementos Agrícolas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram