JornalCana

A hora e a vez do Biogás e do Biometano

Novas plantas para exploração dos produtos mostram que eles são cada vez mais parte dos planos das usinas de cana-de-açúcar

 

Com o lançamento pelo Governo Federal do Programa Metano Zero, com o objetivo de fomentar a geração de biocombustível por meio do biometano e do biogás através do auxílio financeiro de bancos públicos, o investimento em novas plantas industriais para exploração desses produtos mostram que é a hora e a vez do Biogás e do Biometano, já que eles são cada vez mais cada vez mais parte dos planos das usinas de cana-de-açúcar.

LEIA MAIS > Ingenio Aguaí, da Bolívia, implementa laços fechados de Vapor e Energia e na área de Extração

Grandes grupos do setor já estão com a “mão na massa” na produção

Prova disso, a Raízen, maior conglomerado bioenergético, comunicou nesta terça-feira (26) que iniciará a construção da sua segunda Planta de Biogás, sendo essa a primeira dedicada à produção de gás natural renovável (Biometano). O investimento será de aproximadamente R$ 300 milhões e a planta será instalada anexa ao Parque de Bioenergia Costa Pinto localizado em Piracicaba – SP, onde a companhia já opera a planta de Etanol de 2ª Geração. Com inauguração prevista para 2023, a capacidade de produção desta planta será de 26 milhões de m³ de gás natural renovável por ano, o suficiente para abastecer aproximadamente 200 mil clientes residenciais.

Universidades e universo corporativo em parceria

A Shell e a Unicamp firmaram parceria para pesquisas na área de biocombustíveis e biogás. A companhia irá investir cerca de R$ 6,1 milhões na instalação de uma planta piloto para processamento de biomassa e produção de biohitano, um biogás enriquecido com hidrogênio, o que lhe confere maior potencial energético. As pesquisas serão conduzidas pelo Laboratório de Genômica e bioEnergia (LGE), do Instituto de Biologia (IB), e pela Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp.

Usinas do Nordeste querem consolidar biogás e biometano no Brasil

A diversificação no uso da cana-de-açúcar como fonte de energia limpa e renovável ganha, cada dia mais, um novo capítulo na trajetória da indústria sucroenergética. Além do açúcar, etanol e bioeletricidade, o portfólio de produção das usinas do Nordeste passará em breve a contar com o fornecimento de biogás e biometano, algo que vem se disseminando nas empresas da região. Essa é a definição de Renato Augusto Pontes Cunha, presidente da Novabio e do Sindaçucar (PE) em recente artigo publicado no jornal Folha de Pernambuco.

Cocal, Adeacoagro e Raízen apresentam detalhes de suas ações em Webinar Ao Vivo e Exclusivo

Representantes das usinas Cocal, Adeacoagro, através da Methanum e Raízen apresentam detalhes de suas ações em Webinar Ao Vivo e Exclusivo que acontece amanha, 29/6 às 19h. O Webinar JornalCana com o tema: Estratégias de diversificação com Biogás & Biometano terá as presenças de:

  • Andre Gustavo Alves, diretor comercial e de novos produtos da Cocal
  • Débora Cardoso Vieira, gerente de Operações de Biogás da Raízen
  • Luis Felipe Colturato, especialista em Resíduos e Biogás, diretor da Methanum, parceira da Adecoagro na implantação de soluções para Biogás e Biometano

🔔 Para assistir gratuitamente, Clique no link a seguir e Ative o Lembrete: https://youtu.be/A5Uyu6MaJfY

AxiAgro – Conheça a AxiAgro, plataforma de otimização das operações agrícolas a partir de telemetria e monitoramento em tempo real com Inteligência Artificial. Sua empresa merece mais do que telemetria, merece Inteligência e Conectividade. Merece AxiAgro! 

www.AxiAgro.com.br 

S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real instalado em mais de 80 usinas e plantas agroindustriais, suco-cítricas, madeireira e química. Trata-se de tecnologia de Inteligência Artificial única em todo o mundo que controla uma planta inteira de processos contínuos, sempre com payback inferior a 90 dias. 

www.usina40.com.br 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram