Mercado

Primeiro levantamento da safra de cana-de-açúcar começa em abril

Técnicos do Ministério da Agricultura e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciaram nesta quarta-feira, na Universidade Federal de Viçosa (MG), treinamento de capacitação para realizar o primeiro levantamento da safra de cana-de-açúcar.

Ao todo, serão 40 técnicos se preparando para, a partir do dia 14 de abril, iniciar o primeiro levantamento da área plantada, produtividade e produção de cana-de-açúcar em todas as regiões produtoras do País. Outros 29 técnicos participarão do mesmo curso em Pernambuco, de 11 a 15 de abril.

O primeiro levantamento da safra da cana vai determinar quanto do produto é utilizado na produção de álcool, açúcar, cachaça e outros derivados. Nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Alagoas (com mais de 80% da produção nacional), o levantamento será feito pelo sistema geosafras (acompanhamento por satélite). Nos demais estados, o trabalho será realizado com a aplicação de questionários nas propriedades que cultivam a cana-de-açúcar.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, junto com o presidente da Conab, Jacinto Ferreira, vai anunciar os resultados do primeiro levantamento da safra de cana-de-açúcar dia 17 de maio, durante entrevista coletiva à imprensa.

“Este é o mais novo serviço prestado pela Conab ao agronegócio em geral e ao setor sucroalcooleiro em particular”, declarou Jacinto Ferreira. Duas outras estimativas sobre produção brasileira de cana-de-açúcar serão realizadas pela Conab no segundo semestre deste ano.