Com o fim da moagem de cana-de-açúcar em usinas do estado de São Paulo, o preço do etanol para as unidades produtoras registra alta expressiva.
No acumulado das últimas quatro semanas, o valor do litro do etanol hidratado subiu 9,44%, ou 16 centavos por litro, conforme o Indicador Cepea/Esalq, feito pelo Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.
Conforme o Indicador, entre 8 e 11 de outubro, especificamente, o litro do hidratado apurou alta de 1,77% (R$ 1,8211/litro) ante a semana anterior.
A alta também é registrada pela Cepea no caso do etanol anidro. Na semana de 8 a 11/10, o litro fechou em R$ 1,9619, amento de 2,22% frente à semana anterior.
Conforme o Cepea, as altas dos valores dos biocombustíveis também são explicadas pela sequência de vendas aquecidas do combustível nos postos.
Demanda
A demanda pelo biocombustíveis registrou resultado menor, na comparação com a semana anterior, porque, segundo colaboradores do Cepea, muitos compradores já haviam adquirido boas quantidades de combustível na primeira semana de outubro. Ainda assim, o volume de etanol negociado no período foi expressivo.
Do lado das usinas, algumas tiveram necessidade de venda para liberar espaço nos tanques, mas ofertaram o etanol a preços firmes.