A Ingenio Açúcar e Álcool Aguaí inaugurou na quinta-feira (20/09) fábrica desidratadora com capacidade diária de produção de 750 mil litros de etanol anidro. A unidade produtora está localizada em Aguaí, na Bolívia.
O presidente Evo Morales participou da inauguração da fábrica.
“Com este tipo de projetos, a Bolívia vence e nossa economia continuará crescendo”, disse o presidente.
O presidente da YPFB, Óscar Barriga destacou que “com essa produção de etanol anidro, a YPFB responde à demanda por combustível favorável ao meio ambiente e à crescente frota automotiva no país. Com este tipo de obras Yacimientos contribui para o desenvolvimento do departamento de Santa Cruz “.
A Ingenio possui atualmente dois maiores tanques de armazenamento no país, com capacidade de 20 milhões de litros cada, o que permite armazenar sua produção por 12 meses do ano.
Considerando o aumento da produção para o programa de etanol, a Aguaí concluiu a instalação de um terceiro tanque de 20 milhões de litros, elevando sua capacidade de armazenamento para 60 milhões de litros.
Tecnologia
A Usina de Desidratação – construída em 13 hectares – utilizará a tecnologia denominada “peneira molecular” para a desidratação do álcool. É considerado o mais moderno e limpo, elimina qualquer vestígio de componentes químicos poluentes, como o benzeno.
Dois grandes vasos tratam o álcool para concentrar a água em zeólitos, componentes que absorvem água para elevar o grau alcoólico a 99,8% de pureza.
A tecnologia usada possui recursos especiais projetados para otimizar recursos e trabalhar de maneira amigável com o ambiente. O sistema de processamento de cana é automático, o que permite uma capacidade de moagem de 500 toneladas por hora tratada por dois motores.
A chaminé do moinho de 50 metros de altura não emite gases poluentes na atmosfera e é construída de acordo com os padrões ambientais.
O extrator de gás tem um sistema de aspersão que separa as cinzas e permite que a fumaça branca não poluente entre na atmosfera. É a maior caldeira instalada no país com capacidade de 220 toneladas de vapor por hora.
(Com
conteúdo da assessoria da estatal YPFB)