O portal Br.SputniksNews divulga conteúdo sobre a primeira aeronave movida a biocombustível da Índia que completou com sucesso seu voo de teste na segunda-feira (27/08).
O resultado eleva as perspectivas de adoção antecipada do combustível alternativo sustentável pelo setor de aviação do país.
Com os preços dos combustíveis para turbinas de aviação subindo e a desvalorização da rupia (moeda nacional indiana), os aviões indianos esperam reduzir os custos com combustível usando biocombustível.
O Bombardier Q400 de 72 lugares (VT-SUI) que decolou do aeroporto de Dehradun, no norte do país, aterrissou em segurança em Nova Deli depois de completar a viagem de uma hora.
O biocombustível foi desenvolvido em conjunto pelo Conselho de Pesquisa Científica e Industrial e o Instituto Indiano de Petróleo, sediado em Dehradun.
O combustível é feito de óleo vegetal, açúcar, gordura animal e resíduos de biomassa e pode ser usado diretamente em aeronaves sem qualquer modificação.
Com o sucesso do primeiro voo de teste movido a biocombustível, a Índia agora se juntou ao clube de elite das nações que operaram voos com recursos energéticos alternativos. EUA e Austrália já testaram aeronaves movidas a biocombustível.
Clique aqui para conferir o conteúdo da Sputnik Brasil na íntegra.
Assista ao vídeo disponibilizado pela Sputnik Brasil:
Historic day for the country's #aviation and energy sector as India's first #Biofuel-powered flight lands in Delhi, covering the distance between #Dehradun & Delhi; The #Biofuel is developed by Indian Institute of Petroleum pic.twitter.com/nHGRpxEo5W
— DD News (@DDNewslive) August 27, 2018