Mercado

UE-Mercosul: trabalho intenso para fechar acordo

O Mercosul e a União Européia “trabalham intensamente” para concluir antes de outubro um acordo de livre comércio, informaram ontem, fontes diplomáticas, depois da visita do presidente da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul, Eduardo Duhalde, ao Executivo da UE. Duhalde, que se reuniu com o chefe da Comissão Européia, Romano Prodi, disse ao término da reunião, que ambas as partes confiam que na próxima cúpula de Guadalajara (México) será dado um impulso definitivo ao acordo entre Mercosul e UE.

Nos dias 28 e 29 de maio será realizada em Guadalajara a terceira cúpula dos chefes de Estado e governo da UE, A. Latina e o Caribe, a terceira na qual as partes esperam avanços nas relações entre Europa e América Latina, explicou Duhalde. Prodi assinalou que “seria de nosso máximo interesse chegar à reunião de Guadalajara com boas notícias”.

O presidente da Comissão Européia pediu ao Mercosul avanços na consolidação de suas instituições e Duhalde informou dos progressos na integração entre Mercosul e a Comunidade Andina, acrescentaram as fontes. Trata-se da primeira visita de Duhalde à capital européia desde sua nomeação, que fontes da Comissão qualificaram de “passo importante” para a comunicação entre ambas partes.

O Mercosul e a UE começaram no dia 3 de maio uma nova rodada de contatos, destinados a conseguir um acordo de associação. A CE está “plenamente comprometida” com a idéia de concluir este ano um acordo, informaram fontes da UE, indicando que as conversações se encontram em um momento “crucial”. As principais dificuldades nas negociações se centram no capítulo agrícola e no setor serviços.

O Mercosul quer concessões significativas no que diz respeito ao acesso de seus produtos agrícolas aos mercados europeus, e a UE em três áreas: bens industriais, serviços e compras governamentais.

Segundo os especialistas, a conclusão de um acordo com a União Européia daria força ao Mercosul nas negociações para conseguir um Acordo de Livre Comércio das Américas (Alca) com os EUA.