Mercado

Usineiros são destaque na visita de Lula

Na lista dos convidados de honra da visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ontem a Guariba figuravam nove grandes usineiros da região de Ribeirão Preto. Já os prefeitos de três grandes cidades da região – Franca, São Carlos e Araraquara -, todos do PT, não entraram na lista de convidados da Coplana (Cooperativa dos Plantadores de Cana da Zona de Guariba) nem na lista do PT local.

Lula visitou a fazenda Retiro Boa Vista, pertencente à Coplana, onde conheceu a Central de Recebimento de Embalagens de Defensivos, que completa neste mês dez anos. Segundo o presidente, trata-se de um exemplo a ser divulgado ao mundo. “Esse exemplo nos faz acreditar no potencial que a gente tem”, disse o presidente durante o discurso.

Entre os usineiros estava Marcelo Campos Ometto, diretor agroindustrial da Usina São Martinho, considerada a maior usina de cana-de-açúcar do mundo. A Coplana, segundo seu presidente, Roberto Cestari, possui 1.400 cooperados e produz 5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano.

Das quatro grandes cidades, apenas o prefeito de Ribeirão Preto, Gilberto Maggioni (PT), compareceu ao evento. Gilmar Dominici (Franca), Newton Lima (São Carlos) e Edinho Silva (Araraquara) não acompanharam Lula.

Segundo o presidente do diretório do PT de Guariba, Márcio Contarim, os nomes dos prefeitos não constavam da lista, mas eles haviam sido convidados. “Não sei porque não vieram”, disse Contarim.

Lula visita hoje a Agrishow, em Ribeirão. Ele irá conhecer as tecnologias em equipamentos no campo. O ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, deve acompanhá-lo.

Trabalhadores

Além de não querer falar em salário mínimo, desprezando o pedido dos jornalistas, o presidente também não mencionou os 20 anos da greve de Guariba, completados neste ano. O movimento revolucionou os direitos trabalhistas no campo, dando garantias que até então não existiam. Um trabalhador morreu em confronto com a polícia na época.

Dois trabalhadores que participaram do movimento em 1984, que faziam parte da lista do PT, Maria Edileusa do Nascimento e Ademar Vaz Ribeiro, não compareceram ao evento.