Mercado

Definidos parâmetros para liberação de verba para estocagem

O Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, aprovou ontem (29 de abril) os parâmetros para a liberação de verbas para a estocagem de álcool. Pela definição do CMN, serão liberados já no próximo mês (maio) R$ 450 milhões, com juros de 11,5% ao ano, mais IOF – Imposto sobre Operações Financeiras, pagos em quatro parcelas, para as usinas da região Centro-Sul. Para o Nordeste serão destinados mais R$ 50 milhões, que devem ser liberados apenas em setembro, quando a safra naquela região tiver início.

Os recursos financeiros para a liberação de verbas do estoque são oriundos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). O governo pretende com a medida criar um estoque de passagem de mais de 1,5 bilhão de litros de álcool para o período da entressafra, entre os meses de dezembro e abril.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, havia prometido aos empresários do setor, quando esteve participando em março da 2ª edição da Feicana (Feira de Negócios da Agroindústria Sucroalcooleira), em Araçatuba, que se empenharia a fim de fazer com que a verba para a estocagem fosse liberada ainda no início da safra. “No ano passado muito embora a liberação tenha sido anunciada no início do ano, a verba fora liberada apenas no segundo semestre, causando transtornos aos empresários, por isto vou me empenhar para que esse ano a liberação ocorra ainda no início da safra”, afirmou na ocasião o ministro Rodrigues.