Mercado

Programa existe para dar crédito a pequeno agricultor

O programa de incentivo à agricultura familiar que o governo federal apresenta em sua propaganda institucional tem como objetivo financiar o trabalho de pequenos agricultores com créditos a juros mais baixos do que os de mercado.

É responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário e leva o nome de Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Dentro da estrutura da pasta, as ações do Pronaf ficam por contra da Secretaria de Agricultura Familiar, comandada pelo secretário Valter Bianchini.

Há uma série de exigências para ter o direito de ser atendido pelo programa do governo federal. Exemplos: a família tem de trabalhar na terra, e a propriedade deve ter como tamanho máximo quatro módulos fiscais.

O módulo fiscal constitui um medida agrária regionalizada e estabelecida para cada município. Para dar uma idéia do que isso representa: o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) defende que haja uma limitação máxima da propriedade rural no brasil em 35 módulos fiscais, o que eles consideram uma propriedade de médio porte.