Mercado

Governo Federal garante construção de 26 usinas em 2004

A reunião dos ministros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva trouxe boas notícias para o setor elétrico. O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, informou nesta sexta-feira, dia 9, que serão retomadas 17 hidrelétricas, nove termelétricas e ampliação de mais quatro usinas térmicas nesse ano.

Segundo Dirceu, a capacidade instalada das hidrelétricas chega a 4.149 MW. “O presidente mandou avisar aos investidores que não haverá racionamento no Brasil”, disse. O ministro garantiu que haverá condições de concretizar os investimentos, utilizando também o Programa de Parceria Público-Privada.

Ele também contou que os problemas ambientais que embargam 18 unidades serão resolvidos nos próximos meses. Na próxima segunda-feira, dia 12 de janeiro, os secretários-executivos terão uma reunião para concluir o trabalho iniciado hoje.

O ministro-chefe da Casa Civil também informou que o presidente da República anunciará o Programa de Incentivo a Fontes Alternativas (Proinfa) no próximo mês. O investimento no Proinfa, que prevê a instalação de 3,3 mil MW, chegará a R$ 2,8 bilhões, segundo estimativa do governo.