Mercado

Setor sucroalcooleiro é destaque

O presidente da UDOP (Usinas e Destilarias do Oeste Paulista), Luiz Guilherme Zancaner, e o coordenador de cursos da entidade, Antônio César Salibe, seguem para Brasília na próxima quinta-feira, dia 15, para uma audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues. Na pauta, estará a Feicana, que será realizada de 9 a 11 de março, no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba. Zancaner e Salibe convidarão o ministro para visitar a feira. O ministro prestigiou a primeira edição do evento, em março do ano passado, e a expectativa é que ele confirme presença também na Feicana 2004. Antes da audiência com o ministro, os representantes da UDOP entregarão um convite ao chefe do gabinete do presidente Lula e também ao da ministra Dilma Rousseff.

Salgueiro

A escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, do grupo especial do Carnaval carioca, estará presente no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado durante os três dias da Feicana, segundo o coordenador de cursos da UDOP. É que o Grupo José Pessoa, que possui usinas de açúcar e álcool em vários estados brasileiros, patrocina o Carnaval da Salgueiro e vai trazer integrantes da escola de samba a Araçatuba durante a Feicana. A Salgueiro vai contar a história do álcool combustível e terá como samba-enredo “A cana que aqui se planta, tudo dá … Até energia. Álcool, o combustível do futuro”. Não será a primeira vez que a Salgueiro virá à região de Araçatuba. No mês passado, para comemorar a safra recorde da Benálcool, com sede em Bento de Abreu, o Grupo José Pessoa levou integrantes da escola para a festa de confraternização dos trabalhadores da usina.

Nova usina

O presidente do Grupo Toniello, Antônio Toniello, de Sertãozinho (SP), deverá estar em Castilho hoje para acertar alguns detalhes da instalação de uma usina naquele município. A nova usina deverá entrar em operação em 2006, vai demandar R$ 70 milhões de investimento e gerar 2,5 mil empregos durante a safra. Inicialmente, a usina vai moer 600 mil toneladas, mas em cinco anos, deverá atingir 2 milhões de toneladas de cana. O Grupo Toniello possui duas usinas, a Usina Santa Inês e Destilaria Viralcool, na região de Ribeirão Preto.