Mercado

União Européia estuda reforma da política de subsídios

O comissário para Agricultura da União Européia, Franz Fischler, apoiou, em 21 de setembro, a reforma do programa de subsídios para o açúcar, independente do fracasso das negociações da OMC – Organização Mundial do Comércio em Cancún, uma vez que a situação atual é “insustentável”.

A falta de avanço em Cancún seria um desestímulo à mudança. No entanto, Fischler acredita que a reforma do caro sistema de açúcar torna-se mais premente à medida que o bloco se prepara para incorporar mais dez países da Europa Oriental e do Mediterrâneo em maio de 2004. Após a ampliação, a área destinada à produção de açúcar aumentará 15%, segundo levantamento da Comissão Européia.

O Comitê do Açúcar da União Européia decidiu reduzir as quotas de produção para a safra 03/04 em 206.646 toneladas, abaixo das expectativas de especialistas, que calculavam algo entre 350 mil toneladas e 400 mil toneladas. Dessa forma, as quotas A e B somarão 13.448.509 toneladas, 1,5% abaixo de 13.655.155 toneladas do período 02/03. Os cortes serão maiores para França e Alemanha, os dois maiores produtores de açúcar do bloco.

Testes recentes apontam para possíveis recordes de concentração de açúcar na beterraba em muitas regiões da França e da Alemanha.

Banner Evento Mobile