Mercado

Mantega diz que Orçamento 2004 só prevê aumento de 7,92% do mínimo

O ministro do Planejamento, Guido Mantega, admitiu hoje que a proposta orçamentária para 2004 prevê um índice de reajuste do mínimo de apenas 7,92% –o que não garantiria aumento real para o salário.

Ele disse, no entanto, que o governo está comprometido com um aumento real do mínimo em 2004. Ele voltou a afirmar que esse reajuste não está definido, o que só deve ocorrer em abril do próximo ano.

Segundo Mantega, o orçamento prevê o mínimo de aumento e os impactos nas contas da Previdência. “Mas isso não implica que o aumento será apenas esse”, disse Mantega.

Durante audiência pública na Comissão Mista do Orçamento, o ministro afirmou que o presidente Lula vai cumprir sua promessa de dobrar, em termos reais, o valor do salário mínimo até o final do seu mandato.

De acordo com Mantega, isso não ocorrerá, no entanto, nos dois primeiros anos de governo, mas nos últimos os aumentos serão maiores.

Mantega disse ainda que o aumento real do salário no próximo ano não será expressivo porque existem limites orçamentários.

Banner Evento Mobile