Patrocinado

Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol apresentará inovações na 25ª FENASUCRO & AGROCANA

Gonçalo Pereira, diretor do CTBE, participa da primeira edição do Workshop de Bioeconomia no dia 34 de agosto. Divulgação
Gonçalo Pereira, diretor do CTBE, participa da primeira edição do Workshop de Bioeconomia no dia 34 de agosto. Divulgação

A 25ª edição da FENASUCRO & AGROCANA – Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética – que reunirá toda a cadeia produtiva do setor entre os dias 22 e 25 de agosto em Sertãozinho, um dos principais polos produtores do interior de São Paulo, traz muitas novidades em seu ano comemorativo. Entre elas, a presença do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O CTBE desenvolve pesquisa e inovação de nível internacional na área de biomassa voltada à produção de energia, biocombustíveis e bioprodutos, visando a transferência de processos da bancada científica para o setor produtivo.

Na FENASUCRO & AGROCANA, o Laboratório participará de duas formas. A primeira é com a realização, no dia 24 de agosto, do Workshop de Bioeconomia, com a presença dos pesquisadores e do diretor do laboratório, Gonçalo Pereira. O encontro apresentará as recentes pesquisas no âmbito da bioeconomia, discutindo a importância da comunicação e novas abordagens na solução de problemas como os gargalos da mecanização em máquinas capazes de operar em declives muito acentuados; equipamentos que reduzam o pisoteio e a compactação do solo, aperfeiçoamento de processos industriais (fermentativos, por exemplo), desenvolvimento de novos produtos químicos baseados em substratos renováveis, reduzindo cada vez mais nossa dependência por matérias-primas de origem fóssil, entre outros.

Segundo Gonçalo, o Workshop propõe amplo diálogo entre a iniciativa privada e órgãos de pesquisa, reduzindo a lacuna que existe entre ciência de ponta e setor produtivo. “As discussões devem abrir caminhos para que o Brasil se torne cada vez mais um País sustentável, autossuficiente em geração de energia e exportador de tecnologia. Participar da FENASUCRO &AGROCANA é um marco na história do CTBE. Estamos ultrapassando as barreiras que existem entre os Centros de Pesquisa e o setor produtivo, propondo parcerias que permitam aplicar o conhecimento científico na indústria”, acrescenta Pereira.

“A cana-de-açúcar precisa ser vista com um olhar muito mais tecnológico do que vinha sendo. Hoje ela é transportada por caminhões monitorados por satélite, muito diferente de quando isso feito por tração animal, no entanto o produto final não estava sendo analisado como deveria ser. Como é possível calcular o teor de açúcar que tem em cada caminhão de cana, por exemplo? Através de equipamentos de alta tecnologia que otimizem processos e automatizam a informação. Com isso, as usinas ganham mais resultados, no sentido de mais qualidade e eficiência para o produto, redução de custos de produção, refletindo no consumidor final”, explica o Gerente Geral da FENASUCRO & AGROCANA, Paulo Montabone.

Já a outra forma de participação do CTBE é com um estande montado especialmente na parte de exposições, em parceria com a multinacional Infors HT, apresentando dois equipamentos de última geração usados nos mais avançados laboratórios do mundo. Um deles, o Minitron, é utilizado no preparo de soluções ou no processo de desenvolvimento de reações químicas, com a função de homogeneizar as formulações e garantir os resultados dentro das usinas. Já o Minifors 2 é um biorreator avançado, normalmente utilizado na fermentação de micro-organismos, por oferecer a possibilidade de se controlar com precisão parâmetros como agitação, temperatura, pH da solução e até mesmo a oxigenação durante o processo produtivo da cana-de-açúcar.

Banner Revistas Mobile