A AEA — Associação Brasileira de Engenharia Automotiva elaborou um documento intitulado “Eficiência Energética Sustentável”, que foi anexado este mês como contribuição oficial da entidade para consulta pública aberta pelo MME — Ministério das Minas e Energia para estabelecer objetivos, valores e diretrizes estratégicas do programa RenovaBio.
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A AEA defende o RenovaBio, uma vez que através dele, será possível ampliar o uso de etanol pela frota brasileira de veículos, saltando de 28 bilhões para 54 bilhões de litros por ano até 2030. De acordo com o documento o aumento do uso do biocombustível tem o efeito de servir como alternativa rápida para atingir a meta de redução de 43% nas emissões de gases de efeito estufa até 2030.
Etanol premium
O documento também sugere como medida urgente, transformar o etanol hidratado brasileiro em um combustível internacional, mais eficiente e calórico. Para isso é necessária a redução da quantidade de água dos atuais 7,5% para menos de 2%, criando assim o E100, uma espécie de etanol premium. “Dependendo de uma verificação mais ampla na frota existente, ainda a ser realizada, o etanol com 98,4% em massa, poderá ser introduzido paulatinamente a partir de já no mercado nacional como um produto premium, sem problemas de desempenho ou durabilidade nos veículos existentes”, detalha o documento.
Conheça os principais pontos do programa de eficiência energética sustentável da AEA
1. SUSTENTABILIDADE
- Definir processo unificado de medição e redução da Intensidade de Carbono das alternativas energéticas considerando o ciclo “poço à roda”.
- Criar rota tecnológica de mitigação rápida de emissão de GEE para controlar o aquecimento global.
- Conjuntamente, estipular níveis de redução de emissões poluentes e material particulado.
2. EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
- Definir já as próximas etapas do programa de eficiência energética iniciado no INOVAR AUTO, permitindo a escolha de rotas tecnológicas, consolidando investimentos e a inserção competitiva da indústria no cenário internacional.
- Promover o desenvolvimento de motores usando biocombustíveis puros ou em misturas com a introdução da eletrificação na forma e no momento corretos.
- Incentivar o uso da plataforma correta para cada operação de veículos comerciais, melhorar a eficiência do motor Diesel pesado e ampliar o uso do biodiesel.
3. POLÍTICA ENERGÉTICA
- Criar Programa de introdução dos novos combustíveis necessários para: aumento da eficiência energética, redução da emissão de GEE e internacionalização do uso do etanol.
- Definir uma metodologia pública para conhecer a situação atual e fomentar o desenvolvimento de combustíveis com menor impacto ambiental.
- Considerar o custo total para a sociedade, das alternativas energéticas para uso no transporte.
4. ARTICULAÇÃO
- Coordenar a implementação e controle dos pontos acima, através de fórum adequado.