Mercado

Deputado do PT quer do governo alíquota zero no ICMS do álcool

O deputado federal Luciano Zica (PT) articula medidas no governo federal que garantam “alíquota zero” no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do álcool por um período de um ano. “Será uma forma de incentivo e de dar fôlego para o setor, que precisa crescer”, disse ele para uma platéia formada por usineiros, em palestra na Feicana, em Araçatuba.

Em entrevista, o deputado afirmou que irá sugerir a redução “quase total” da alíquota do ICMS do álcool ao governo federal. “Não precisa ser zero, mas um índice bem baixo, perto disso”, afirmou.

Também durante a palestra, Zica defendeu a unificação da alíquota do ICMS do álcool em todos os estados brasileiros como medida para reduzir a sonegação e a guerra fiscal entre os estados.

Segundo ele, a sonegação fiscal no Brasil é hoje de R$ 4 bilhões ao ano, dos quais R$ 1,5 bilhão são ligados ao álcool. “Os incentivos fiscais geram a guerra fiscal, que só interessa a quem frauda”, disse.

O deputado petista afirmou que já apresentou essa proposta informalmente quando se reuniu recentemente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Zica sugeriu que a proposta fosse lançada por Lula no encontro, em abril, que vai reunir os 27 governadores de estados, em Brasília. (Folha da Região)

Banner Evento Mobile