Mercado

Brasil deve propor fim de tarifa a Washington

O governo federal apresentará até 15 de junho na Área de Livre-Comércio das Américas (Alca) proposta para que os Estados Unidos incluam o Brasil na primeira fase de desgravação de tarifas para importação de açúcar e de álcool.

Em contrapartida, o Brasil também poderá incluir o trigo americano na lista de produtos que deverão ter a alíquota de importação zerada a partir de 2006. Esta tarifa hoje é de 10%.

Segundo o diretor do Departamento do Açúcar e do Álcool do Ministério da Agricultura, Ângelo Bressan, pela proposta dos Estados Unidos a tarifa para importação de açúcar e álcool só estará zerada para o Brasil a partir de 2016, ou seja, a última fase da desgravação. “Nossa proposta é flexível e poderemos negociar outros mecanismos para incrementar a exportação desses dois produtos para o mercado norte-americano.”

O diretor também negou boatos de que o Brasil não teria condições de cumprir os compromissos de exportação de álcool. A área plantada de cana-de-açúcar no Brasil é de 5 milhões de hectares. De uma produção de 12,6 bilhões de litros/ano de álcool, o País exporta 500 milhões. A produção de açúcar chega a 22 milhões de toneladas, com exportações estimadas em 13 milhões de toneladas. (Panorama Brasil)

Banner Evento Mobile