Nas propostas apresentadas durante o ano, em todo caso, ficam delineados os interesses prioritários dos principais envolvidos. Para os Estados Unidos, a negociação deve enfocar primordialmente a questão de acesso ao mercado, para cortar tarifas elevadas nos países industrializados sobre produtos agrícolas. Por sua vez, a União Européia resiste a tudo, mas o que parece querer menos é um corte importante dos subsídios à exportação, porque sem isso os preços caem e teria de oferecer mais subsídios internos aos agricultores. Já o Japão e a Coréia do Sul não querem cortar tarifas imposta na importação de arroz. Quanto ao Grupo de Cairns, a aliança de 17 países exportadores que inclui o Mercosul, terá problemas para definir suas prioridades no novo cenário por causa das divergências internas. Basta ver que das propostas apresentadas na OMC, só a eliminação de subsídios à exportação foi apoiado por todos seus membros. O corte substancial de apoio interno não contou com a assinatura do Canadá. Pior, a proposta ambiciosa sobre acesso ao mercado teve ainda menos suporte, sem o Canadá, Indonésia e Malásia. (Gazeta Mercantil)
Ver mais
Mercado
Umoe Bioenergy divulga projeções para a safra 2025/26
A Umoe Bioenergy possui usina de cana-de-acúcar em Sandovalina (SP)
Ver mais
Mercado
Solução desenvolvida pela USP poderá reduzir perda de produção de etanol por contaminação
Solução desenvolvida pela USP otimiza a identificação de contaminantes da fermentação
Ver mais
UAP
Safra no Norte e Nordeste: 50,8 milhões de toneladas de cana processadas
O volume é 2% superior às 49,79 milhões de toneladas moídas no mesmo período da temporada passada
Ver mais
Mercado
Adição de 30% de anidro na gasolina vai além de avanço na transição energética
Confira vídeo no qual o presidente da Siamig, Mário Ferreira Campos, explica como o E30 vai além de avanço na transição energética
Ver mais
Mercado
Açúcar e etanol lideram ranking de exportações do agro paulista
Nos dois primeiros meses de 2025, embarques de açúcar e de etanol representaram 27% das exportações do agro paulista
Ver mais
Mercado
10 informações sobre o estudo que prevê aumento de etanol anidro na gasolina
Proposta de aumento de etanol anidro na gasolina será analisada agora pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE)