Mercado

Permitir acesso da receita a contas bancárias é inconstitucional e perigoso,

“Permitir que a Receita Federal tenha poder de fiscalizar a conta bancária do correntista que movimentar R$ 5.000 ou mais por mês abre um precedente perigoso no direito do cidadão de ter seus dados protegidos pelo sigilo bancário. A medida é inconstitucional e deverá ser derrubada no Judiciário”, afirma o constitucionalista Cícero Botelho da Cunha, do Stahl Advogados.

Decreto presidencial da última sexta-feira, que ampliou os poderes do Fisco, está embasado na lei complementar nº 105, editada em janeiro de 2001 e cuja constitucionalidade já está sendo questionada no STF. Essa lei enumera 11 hipóteses em que a Receita, suspeitando de sonegação fiscal, pode pedir informações sigilosas aos bancos. Sobre o decreto da última sexta, o governo afirma que está apenas transferindo o sigilo bancário para a Receita Federal.

“Além da inconstitucionalidade da medida, quem garante que os dados sigilosos não serão usados para outras finalidades por algum funcionário inescrupuloso?”, indaga Botelho da Cunha. (Maxpressnet)

Banner Revistas Mobile