Mercado

Governo dará garantias aos investidores que apostarem na PPP

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse que o governo vai criar um fundo fiduciário para dar garantias aos investidores que participem das Parceiras Público-Privada (PPP). O fundo será constituído mediante a disponibilização de ações do Tesouro, com o objetivo de dar respaldo aos compromissos do governo e garantia ao investidor, reduzindo, assim, o custo de capital. Palocci assegurou, entretanto, que as regras do PPP serão transparentes o suficiente para não mascarar os gastos com investimentos.

“Tudo aquilo que for empenhado no sentido de significar um gasto durante um período orçamentário ou período previsto numa Lei de Diretrizes Orçamentárias ou Plano Plurianual (PPA) vai constar do orçamento dos PPAs ,ou seja, o impacto real de uma parceria será contabilizado”, garantiu o ministro.

Palocci afirmou ainda que com a criação do PPP, o modelo tradicional de concessões não será alterado. “Queremos associar as concessões ao modelo de PPP porque ele pode alavancar recursos privados e em parceria constituir um conjunto maior de investimento”, argumentou. (Fonte: Agência Brasil)