Mercado

Palocci confirma continuidade de política de redução de juros

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, afirmou que o governo vai manter a política monetária de redução da taxa básica de juros, apesar do repique inflacionário registrado nas últimas semanas e dos indicadores negativos do Brasil perante o mercado internacional, com aumentos do risco país e da taxa de câmbio.

Ele ressaltou que a alta da inflação se deve a aspectos sazonais e lembrou que o próprio Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou que a suspensão da trajetória de queda na taxa de juros em janeiro foi “temporária”. “Este será o ano do crescimento. E será o início de um ciclo histórico de crescimento”, afirmou, ao comentar que o governo pretende investir na área de infra-estrutura e de produção industrial.

Quanto às mudanças de perspectiva do mercado internacional em relação ao Brasil, Palocci afirmou que é o fenômeno que ocorreu com todos os países em desenvolvimento após o anúncio, pelo FED (Banco Central dos Estados Unidos), da possibilidade de aumento na taxa de juros.

“Não é uma piora verde amarela. Se você olhar o que aconteceu nos últimos dias, houve uma desvalorização da moeda de todos os países emergentes e um aumento de risco na grande maioria dos países emergentes. É um efeito esperado quando o FED dá esse sinal”, afirmou o ministro. (Fonte: Agência Brasil)