Usinas

Especialista critica Petrobras por reduzir preços de combustíveis

Especialista critica Petrobras por reduzir preços de combustíveis

peAdriano Pires, presidente do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), criticou a Petrobras pela decisão de ter reduzido os preços da gasolina e do óleo diesel na sexta-feira (14/10).

“A redução de preços foi precipitada porque há alta no preço do barril do petróleo, em função da reunião da Opep em novembro”, disse Pires em palestra no primeiro dos dois dias da Conferência Datagro, na capital paulista, em 17/10.

Leia também: O que o governo deve fazer com a Cide? Confira 5 sugestões de especialista

Apesar da crítica, Pires é positivo em relação às políticas adotadas pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente.

“A nova política de preços da Petrobras é uma boa novidade, um avanço porque trouxe dois elementos que o mercado vem pedindo: transparência e previsibilidade”, comentou. “Tanto que Pedro Parente colocou que não irá mais colocar à venda abaixo da paridade do mercado internacional. Não haverá mais o ‘crime cometido pelo governo de Dilma, que perdeu US$ 40 bilhões por vender diesel e gasolina mais barata.”

“A segunda questão é que está sendo constituído grupo, por Parente, para analisar o que acontece em termos de market share e de custos”, emendou . “A cada 30 dias, esse grupo se reúne para ver se aumenta, reduz ou deixa os preços no mesmo patamar atual.”

Também integra um terceiro plano, lembrou Pires, da Petrobras poder praticar preços diferentes por regiões do País. “Ficou meio subjetivo sobre como será feito isso de olhar o mercado internacional, de olhar o market share”, pontuou. “Me surpreende que se olhar os três critérios, haveria redução maior no preço do diesel do que na gasolina.”