A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Donna Hrinak, afirmou que seu país pretende concentrar suas conversas sobre abertura comercial com o governo brasileiro ao âmbito multilateral, em especial nas negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Hrinak acrescentou que não há nenhuma discussão em curso com o Brasil sobre um acordo bilateral para cobrir as áreas de comércio e de investimentos ou a intenção, nesse momento, de os Estados Unidos tratarem desse tema com o próximo governo brasileiro.
“Por agora, estamos falando do acordo multilateral, em especial do acordo da Alca”, afirmou a embaixadora, ao ser questionada sobre a possibilidade de uma negociação bilateral no último bimestre do ano.
Segundo Hrinak, o novo ajuste na orientação da política externa americana, que tende a retomar a prioridade de suas relações com a América Latina, terá na Alca o seu principal foco de ação. Nesse sentido, ela indicou que não caberá à equipe do presidente Fernando Henrique Cardoso, mas à do seu sucessor, tratar com os Estados Unidos da forma como os dois países irão, juntos, liderar a Alca a partir de novembro e até a sua etapa final. (O Estado de SP)