
Grupos sucroenergéticos têm oficialmente cinco usinas termelétricas (UTEs) movidas a biomassa de cana-de-açúcar em fase de construção no país.
É o que aponta levantamento do Portal JornalCana realizado junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão regulador do governo federal.
Segundo o Cadastro de Empreendimentos da Aneel com o chamado Código Único de Empreendimento de Geração (CEG), o país possui hoje 25 UTEs em fase de implantação.
A maioria fornecerá eletricidade contratada por leilões.
Elas têm potência instalada total de 1,711 megawatts (MW) e garantia física de 377,60 megawatts médios (MWm). As principais fontes dessas UTEs são gás natural, gás de alto forno, biogás, carvão mineral, óleo diesel e resíduos florestais.
Os cinco empreendimentos de cogeração do setor sucroenergético somam 208,3 MW, ou seja, 12% do total de UTEs em implantação no país.
A lista
Confira quais são as UTEs movidas a biomassa de cana-de-açúcar que, segundo a Aneel, estão em fase de implantação no país:
Nome Potência instalada Onde fica
(em MW)
UTE Agropéu 21,6 Pompéu (MG)
UTE Caramuru Sorriso 9,7 Sorriso (MT)
UTE Nardini Aporé 75 Aporé (GO)
NG Bioenergia I 47 Catanduva (SP)
UTE Santa Cândida II 55 Bocaina (SP)
Quem é quem
Das cinco usinas termelétricas em fase de implantação no país, apenas uma não está diretamente ligada a grupos do setor sucroenergético: a UTE Caramuru Sorriso, pertencente a Caramuru Alimentos S. A., gigante do setor de processamento de grãos, principalmente soja.
As demais UTEs são controladas por grupos nacionais e internacionais ligados a cana-de-açúcar. A UTE Santa Cândida II, por exemplo, pertence a Brookfield Energia, que integra o grupo canadense Brookfield.
Em 2015 a Brookfield adquiriu UTEs movidas a biomassa de cana, das quais três estão em atividade: Vista Alegre I e Vista Alegre II, no estado do Mato Grosso do Sul, enquanto a Santa Cândida I fica no interior paulista, assim como a Santa Cândida II, em fase de implantação.
Já a NG Bioenergia integra a estrutura sucroenergética pertencente à chinesa Cofco Agri, empresa da trading Cofco.
A UTE Agropéu, por sua vez, é controlada pela companhia sucroenergética Agropéu – Agro Industrial de Pompéu S. A., controlador de unidade produtora de açúcar e de etanol em Pompéu.
A UTE Nardini Aporé pertence a Nardini Agroindustrial Ltda., com unidade produtora em Vista Alegre do Alto (SP) e empreendimento sucroenergético projetado para Aporé (GO).