A Lei dos Portos (nº 8.630, de 23 de fevereiro de 1993) está chegando aos 10 anos sob fogo cerrado. Grande parte do setor reivindica sua revisão com urgência. Entre os maiores críticos do texto está a Companhia Docas de São Paulo. As principais reclamações referem-se a contratos de operação baseados na movimentação restrita. Um terminal que trabalhe com açúcar em saco, por exemplo, fica impedido de movimentar o produto a granel. Outra queixa é que a legislação privilegia portos privados em detrimento dos públicos.A lei é um dos destaques do seminário Portos Brasil 2002, que termina hoje no Recife e reúne 50 executivos e técnicos de todo o País. Um dos que aponta a necessidade de mudanças é o advogado Benjamim Gallottti, que participou da elaboração da lei. “Ela acabou sendo feita pela indústria metalúrgica, que teve forte presença na discussão da matéria”, lembra. “Por isso, saíram beneficiados portos privados, principalmente das metalúrgicas.” (Gazeta Estado de SP)
Mercado
Lei dos Portos chega aos dez anos debaixo de críticas
Mais Notícias
Mais artigosLogistica
Terminal recém-inaugurado pela LDC pode receber até 6 mil toneladas de açúcar por dia
Terminal da LDC se tornará um novo modal logístico para as usinas localizadas no Centro-Sul do país, ao permitir o escoamento da produção de açúcar ao Porto de Santos via modal ferroviário
Mercado
Conheça as usinas que fabricam açúcar orgânico e podem ser prejudicadas com "tarifaço"
Com as novas tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos, a taxação do produto pode chegar a 98%
Administração
Como a Usina São Manoel dobrou lucro na safra 2024/25?
Usina fecha safra 2024/25 com lucro líquido de R$ 216,8 milhões e reforça investimentos em eficiência e sustentabilidade diante das incertezas para 2025/26
Indústria
Estoques de açúcar no Brasil caíram em 27%; entenda os motivos
Queda nos estoques e açúcar no Brasil foi registrada pela Secex em julho
Mercado
CRV Industrial mineira intensifica ações de prevenção e combate a incêndios
Usina de Capinópolis da CRV investe em tecnologia, capacitação de brigadistas e integração comunitária para reduzir riscos
Etanol
Nordeste deve ganhar primeira biorrefinaria de bambu para etanol 2G das Américas
Projeto de biorrefinaria de bambu para etanol 2G é da brasileira 4WOOD Biotech