Mercado

Czarnikow vê excedente mundial de açúcar em 2006/07 em 3,1 mi t

A corretora de açúcar Czarnikow projetou o excedente mundial de açúcar em 2006/07 em 3,1 milhões de toneladas, contra um déficit de 2,8 milhões de toneladas em 2005/06, com produtores aumentando o plantio em resposta aos preços altos.

“Está muito claro que o avanço dos preços durante o primeiro trimestre de 2006 provocou uma reação dos países cujos produtores têm custos mais baixos, resultando num crescimento de 8,7 milhões de toneladas na produção”, afirmou a Czarnikow em um relatório.

“Enquanto a demanda por açúcar continua aumentando, guiada pelo crescimento da população, urbanização e elevação do nível de renda, o crescimento não tem sido suficiente para compensar o aumento da produção”, acrescentou a corretora.

“Como resultado, prevemos um aumento dos estoques globais, para 3,1 milhões de toneladas durante a temporada 2006/07, que representam 2 por cento do consumo global.”

A Czarnikow afirmou que os estoques mundiais devem ficar num nível relativamente baixo apesar do excedente, sugerindo que a perspectiva para os preços permanecerá volátil.

“Embora a União Européia seja um dos maiores produtores mundiais, a queda na produção como resultado de uma mudança de regime guiada por motivos políticos tem sido ofuscada pelo aumento na produção em outros países”, afirmou a Czarnikow, destacando aumentos na produção asiática, notavelmente na Índia.

“A produção na Tailândia, China e Paquistão deve se recuperar, enquanto a campanha atual no centro-sul do Brasil irá impulsionar a produção do país para um novo recorde de 31,1 milhões de toneladas.”