Mercado

Criado grupo para implementar Plano da Reforma Agrária

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem um decreto que cria um grupo de trabalho interministerial de apoio à implementação do Plano Nacional de Reforma Agrária. O objetivo do grupo é articular esforços de diferentes setores da administração federal envolvidos no Plano, para garantir a meta do governo de assentar 530 mil famílias até o final de 2006. O Grupo de Trabalho vai ser coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência, e será integrado pelos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Fazenda, Planejamento, Casa Civil e a Assessoria Especial do presidente da República.

Segundo nota distribuída pela Secretaria-Geral da Presidência, o Grupo também vai fazer a interlocução com outras áreas da administração federal, estados e municípios “sempre que for necessário” discutir o Plano de Reforma Agrária. O Grupo também será responsável pelo diálogo do governo com entidades privadas e organizações não-governamentais que possam contribuir para a execução do Plano.

Com 11 metas até 2007, o plano prevê o assentamento de 115 mil famílias este ano, além de outras 115 mil em 2005. Para que as metas sejam alcançadas, este ano o governo pretende quadruplicar o orçamento do Plano, com recursos que podem chegar a R$ 2,5 bilhões. (Fonte: Agência Brasil)