
No ano passado, o governo da Uganda aprovou a Lei dos Biocombustíveis, que prevê a mistura obrigatória de biocombustíveis com os combustíveis fósseis até 20%, o que proporcionaria um mercado lucrativo para o produto.
Com isso, a Kakira Sugar Ltd, uma unidade da Madhvani Group, está reduzindo sua produção do adoçante para consolidar sua participação no mercado de produção de energia.
Leia mais: Uganda é autorizada a exportar 97 mil toneladas de açúcar para o Quênia
A empresa tem investido fortemente na ampliação de moagem de cana e geração de energia há 4 anos. Cerca de US $ 37 milhões estão sendo investidos na nova destilaria, que começa suas operações em julho. A planta deverá produzir 20 milhões de litros de etanol por ano. Também investiu US $ 75 milhões em instalações de moagem de cana e em planta de geração de energia a partir do bagaço em 2012.
Leia mais: Uganda deve produzir 12% mais açúcar em 2015
Kakira Sugar Limited, cujo ano financeiro começa em maio, está projetando uma redução na produção de açúcar para 2015/16 a partir das 180.000 toneladas produzidas no ano passado, citando chuvas e El-Niño, que afetaram a colheita de cana. Atualmente, Kakira, produz 52 MW , utiliza 20 MW e vende o restante à rede eléctrica nacional.