Mercado

Novas regras do Finame Agrícola entraram em vigor

Novas regras do Finame Agrícola entraram em vigor

Já estão em vigor as novas condições de financiamento do BNDES Finame (bens de capital, ônibus e caminhões) e BNDES Finame Agrícola.

Aprovadas pela diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre as mudanças está a ampliação da participação do Banco no apoio às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e à aquisição de bens de capital eficientes, refletindo sua prioridade em estimular a expansão do uso de equipamentos com maior eficiência energética.

A participação do BNDES, nos dois casos, aumentará de 70% para 80% do valor do bem, financiado integralmente em TJLP.

O custo será composto pelo spread básico de 1,5% ao ano, unificado para todos os segmentos e todas as modalidades, acrescido da taxa de intermediação financeira de 0,1%, além da taxa de risco de crédito cobrada pelo agente financeiro para as operações do Finame.

Spread

Já para as grandes empresas, a participação do BNDES no financiamento para a aquisição de bens de capital aumentará de 50% para 70% do valor do bem e também a um custo de TJLP.  Além do spread básico, a taxa de intermediação financeira para esse segmento será de 0,5% ao ano.

Para a aquisição de ônibus e caminhões, por grandes empresas, o apoio do Banco permanecerá em 70% do valor do bem, mas a participação da TJLP na composição do custo será maior, de 70%, e os 30% restantes financiados com taxas de mercado.  Até então, o financiamento era realizado com 50% em TJLP e os outros 50% com taxas de mercado.

As mudanças nas condições do BNDES Finame ocorrem simultaneamente ao fim do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), criado por um prazo determinado e que termina em 31 de dezembro de 2015.

Banner Revistas Mobile