A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acaba de liberar Resolução Autorizativa que oficializa as operações da Usina Termelétrica (UTE) Cambuí, sob o regime de autoprodução de energia elétrica, localizada no município de Santa Helena de Goiás, em Goiás. Saiba mais abaixo.
A UTE será explorada pela companhia sucroenergética Cambuí Açúcar e Álcool Ltda., inscrita no CNPJ/MF sob o nº 09.022.388/0001-04, com sede na Rodovia BR 452, km 33, Fazenda San Carlos, zona rural de Santa Helena de Goiás (GO).
Saiba mais sobre a Resolução Autorizativa da Aneel que libera a exploração da UTE movida a biomassa de cana-de-açúcar:
- O empreendimento cadastrado sob o Código Único de Empreendimentos de Geração (CEG) UTE.AI.GO.035044-3.01.
- A central geradora é constituída por uma unidade geradora de 20.000 kW, já implantada, utilizando o bagaço de cana como combustível principal para a caldeira
- Nos termos do art. 15 da Resolução Normativa nº 583/2013, a central geradora terá Potência Instalada de 20.000 kW e Potência Líquida de 19.400 kW, sendo toda a energia elétrica gerada destinada ao consumo próprio.
- Art. 2º A presente outorga de autorização vigorará pelo prazo de 35 anos, a contar da data de publicação desta Resolução Autorizativa.
- Parágrafo único. A revogação da autorização não acarretará para a Aneel, em nenhuma hipótese, qualquer responsabilidade com relação a encargos, ônus, obrigações ou compromissos assumidos pela autorizada com relação a terceiros, inclusive aqueles relativos aos seus empregados. Quem assina a Resolução Autorizativa é Romeu Donizete Rufino, diretor-geral da Aneel.
Saiba quem é a companhia sucroenergética Cambuí
1 – Ela foi inaugurada em 17 de maio de 2013
2 – Está localizada em Santa Helena de Goiás (GO), a 200 quilômetros da capital goiana
3 – É a primeira unidade industrial do setor sucroenergético brasileiro autorizada a funcionar a partir de resolução que atribui à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocobutíveis (ANP) a regulamentação sobre a produção de etanol no País.
4 – A Cambuí passou por vistorias de profissionais da ANP antes da emissão da autorização de funcionamento.
5 – A resolução nº 26/2012 da ANP, publicada em agosto de 2012, transferiu a responsabilidade de vistoria, autorização e regulamentação da atividade de produção de etanol no País do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a ANP. A Cambuí é a primeira a conseguir licença de funcionamento após essa alteração.
6 – A usina de cana-de-açúcar recebeu investimentos da ordem de R$ 165 milhões
7 – Em 2013, tinha capacidade para processar até 850 mil toneladas de cana por safra, podendo chegar a 1 milhão de toneladas nas temporadas seguintes, produzindo etanol anidro e hidratado
8 – A colheita de cana-de-açúcar é 100% mecânica
Contate o autor deste conteúdo: [email protected]