Mercado

Movido a eletricidade

A Saab, braço sueco do grupo, exibe o 9-5 Aero BioPower, que roda com gasolina e álcool derivado do milho. Mas a coqueluche são os carros que aceitam gasolina e energia elétrica. O Chevrolet Suburban ganhou motor híbrido, assim como o Saturn EVO Green-line. Em 2007, mais dois utilitários terão esse tipo de propulsor: o Chevrolet Tahoe e o GMC Yukon.

De olho na estratégia da GM, a Ford promete uma avalanche de motores flexíveis. “O público americano deseja carros mais econômicos. A era dos beberrões acabou”, diz Fred Burnt, engenheiro de motores da fábrica.

A Toyota, que deseja roubar da GM a liderança de mercado, apresenta o novo Camry. O líder de vendas nos EUA desde 1997 também passa a vir com motor híbrido. Na apresentação do veículo, o fato de rodar com eletricidade foi mais explorado do que as linhas arrojadas e o espaço interno. De acordo com o vice-presidente da filial americana, Jim Press, os híbridos estão com uma valorização recorde no mercado de usados.

A invasão híbrida, contudo, não está restrita aos modelos mais simples. A Lexus, divisão de luxo da Toyota e pioneira nos utilitários “premium” com a tecnologia, trabalha para todos os seus carros aceitarem eletricidade até 2008.

A Honda, que já conta com esses motores no novo Civic, irá colocá-los no Fit e nos esportivos da Acura. “Mais da metade dos Civic que comercializamos contam com esse tipo de motor”, diz Peter Jones, vendedor de uma concessionária da Honda em Detroit.

Banner Revistas Mobile