Indústria

OMS pede ação urgente contra uso indiscriminado de antibióticos

A Organização Mundial da Saúde, OMS, pediu uma ação urgente à comunidade internacional contra o uso indiscriminado de antibióticos.

A agência da ONU alertou que a utilização exagerada desses medicamentos está causando uma resistência a esses remédios, como também a persistência das infecções e o fracasso dos tratamentos.

O representante da OMS disse que a resistência aos antibióticos vai transformar o tratamento de doenças como o câncer e cirurgias complexas em processos extremamente difíceis.

Singh afirmou que atualmente, sem remédios eficazes, várias infecções comuns, como por exemplo, as adquiridas em hospitais, estão se tornando cada vez mais difíceis de se tratar.

Custo Humano e Econômico

Um estudo recente prevê que se nada for feito, os custos humano e econômico podem chegar a 10 milhões de mortes no mundo e a uma queda de até 3,5% no Produto Interno Bruto global até 2050.

A OMS disse que a atual resistência a antibióticos é resultado do uso crescente desses medicamentos e também pelos pacientes não completarem ou seguirem o tratamento prescrito pelo médico.

A agência da ONU citou ainda a utilização exagerada de antibióticos na indústria como forma preventiva e erroneamente como tratamento , nas criações de gado, aves e peixe, o fraco controle de infecções em hospitais e clínicas e a falta de higiene sem os devidos controles microbiológicos e suas respectivas desinfecções com produtos à base de radicais livres.

Os especialistas afirmam que não existem muitos novos antibióticos que possam substituir os remédios que já se tornaram ineficazes.

A Saúde Pública Mundial esta entrando em uma era muito obscura onde nosso principal aliado se transformou em nosso algoz.