Mercado

Empresa diz que não abre mão do registro da marca

Heike Kirsten, do departamento de marketing da Rapunzel, afirma que sua empresa não planeja abrir mão da “marca” rapadura nos mercados alemão e norte-americano.

“Não temos a intenção de abandonar o registro”, disse. Ela acrescentou, porém, que o desejo da Rapunzel é “trabalhar de modo cooperativo com o Brasil”. Questionada sobre o que seria um “modo cooperativo”, disse: “Ainda estamos discutindo o assunto e não poderia comentar”.

A Folha perguntou a Kirsten o que acharia de um improvável registro da “marca” wurst (salsicha, em alemão) por uma empresa brasileira que desejasse vender embutidos. Ela não soube responder.

A representante da Rapunzel disse que o registro da “marca” Rapadura teve o objetivo de “salvar o nome para a empresa”. “Ninguém conhecia o termo rapadura e queríamos um nome diferente para vender o açúcar mascavo orgânico no mercado alemão. Registramos o nome aqui e nos Estados Unidos”, afirma.

Kirsten afirma também que sua empresa deseja “associar o nome rapadura às ações sociais” que a Rapunzel pratica.

Segundo ela, 1% das vendas da rapadura e dos demais 400 produtos que a empresa comercializa são destinados a um fundo que financia atividades sociais ao redor do mundo.

Neste momento, a rapadura brasileira estaria ajudando as vítimas do tsunami asiático do ano passado.

Direto de São Paulo

O açúcar mascavo que a Rapunzel vende com o nome rapadura é produzido a 600 quilômetros de São Paulo, em Lucélia, pela empresa de produtos orgânicos Planeta Verde, em uma área de 435 hectares.

O dono da Planeta Verde é o suíço naturalizado brasileiro Emile Lutz, que fabrica 1.200 toneladas ao ano de açúcar mascavo e que há 15 anos fornece o produto para a alemã Rapunzel.

Segundo Lutz, a Planeta Verde possui sete diferentes certificados para a produção de açúcar orgânico, que é vendido em sacos de 15 quilos ou em contâineres com até 19 toneladas. Ele não revela quanto cobra pela rapadura que vende à Rapunzel.

Nos EUA, um pacote de 680 gramas do “adoçante” Rapadura Rapunzel pode ser comprado pela internet por US$ 4,59 (R$ 10). É um pouco mais em conta do que uma rapadura autêntica da marca Itamarati, que sai por US$ 4,99. (FCZ)