Mercado

Usina Cucaú ganha Prêmio CNI 2005

O projeto “Produção de Gesso Agrícola Reciclado (GAR) para uso no cultivo da cana-de-açúcar em Pernambuco”, desenvolvido pela Usina Cucaú, empresa do Grupo EQM, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP e apoiado pela Fundação de Amparo à Ciência e a Tecnologia do Estado de Pernambuco – Facepe, foi classificado em terceiro lugar no Prêmio CNI 2005, evento anual que premia os destaques da indústria brasileira. Cucaú foi a única usina do País a ser contemplada com o prêmio.

O projeto se propõe a definir uma rota tecnológica básica para reciclar os resíduos de gesso usados na construção civil, com o objetivo de usá-los na agricultura canavieira. O prêmio foi entregue pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), deputado federal Armando Monteiro Neto, ao engenheiro Afrânio Tavares da Silva, diretor de projetos da Usina Cucaú, e à dra. Sônia Valéria Pereira, do Itep, durante solenidade realizada na última terça-feira, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan.

Com o projeto, desenvolvido para contemplar inicialmente a Zona da Mata do Estado, o custo do frete do Araripe para os canaviais será eliminado, já que terá sido pago pelo uso inicial na construção civil. Sem este custo – o maior da cadeia do fornecimento do insumo – o gesso agrícola poderá ser usado na recuperação de solos degradados no cultivo da cana-de-açúcar, buscando o aumento de sua produtividade.

O gesso é produzido a partir da gipsita, mineral encontrado em grande quantidade no Pólo Gesseiro do Araripe, localizado a 700 km do Recife. Estudos do Sindicato da Indústria do Gesso (Sindusgesso) indicam que é possível reduzir em 50% o custo do transporte do insumo com a utilização do frete ferroviário, em substituição ao rodoviário, atualmente em uso. Por outro ângulo, o projeto se propõe ainda a desenvolver uma forma técnica e economicamente viável para utilização dos resíduos para solucionar a questão ambiental, conforme determina resolução específica do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama.

A premiação representa o reconhecimento da CNI às empresas que se empenham em obter melhores resultados por meio da inovação e criatividade, voltada para o desenvolvimento sustentável, design , parcerias e para inovação tecnológica e produtividade. Na ocasião, foram agraciadas empresas de grande porte, entre elas, Embraer, Klabin, Camargo Corrêa, Cia. Siderúrgica de Tubarão, Aché Laboratórios, Schultz, e a pernambucana Facepe. Toda a diretoria da CNI esteve presente no evento, onde se destacou, ainda, a premiação do ex-ministro e ex-presidente da Embraer, Osíris Silva.