O comissário de Energia da União Européia (UE), Andris Piebalgs, pediu nesta quarta-feira para que as empresas petrolíferas aumentem seus esforços para impulsionar sua capacidade de refino.
Piebalgs disse que iria se encontrar com executivos das empresas do setor para pedir que façam mais para acabar com os gargalos de produção de destilados “Considero muito importante que as empresas petrolíferas se portem do modo mais responsável dada a situação”, disse Piebalgs, que acrescentou que a Comissão Européia (o braço executivo da UE) irá reforçar seu diálogo com a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
Ele disse ainda que a Europa deveria passar a utilizar formas alternativas de energia e impulsionar a pesquisa para a utilização de energia eólica (dos ventos), solar e de outras fontes.
“A energia potencial da biomassa na UE precisa ser desenvolvida. Um plano [para utilização de biomassa para gerar energia] deve ser elaborado antes do fim deste ano.” No início do mês, Piebalgs delineou planos para poupar energia na União Européia, usar mais energia de fontes renováveis e negociar com os países da Opep.