As vendas de etanol pelas usinas do Centro-Sul do país registraram um volume de 2,49 bilhões de litros em junho. Alta de 9,8% em relação a maio, quando 2,45 bilhões de litro foram comercializados pelas unidades.
Do montante, a maior parte foi destinado ao mercado doméstico. Cerca de 2,36 bilhões de litros ficaram para consumo interno. Conforme explicou Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) este comportamento impulsiona a destinação da cana-de-açúcar para produção de etanol, produto alavancado pelo melhor posicionamento no mercado. ” O crescimento do consumo reflete a atratividade econômica do biocombustível na maior parte do mercado consumidor e reforça a expectativa de uma safra mais alcooleira”.
Hidratado
O etanol utilizado diretamente em motores bateu recorde em junho. As vendas no mercado doméstico apresentaram alta em julho de 7%, com total de 1,53 bilhão de litros comercializados.
Em relação a safra anterior a alta chega a 52%, à época foram comercializados 1 bilhão de litros de hidratado no país. No mercado externo o hidratado o hidratado acumula redução de 29,8%, com exportação de 99,8 milhões litros em 2015, ante os 142 milhões de litros em 2014. A redução indica maior destinação deste tipo de etanol para o mercado doméstico, influenciada pelo aquecimento do consumo.
Anidro
Em relação a 2014 o desempenho do anidro está menor. A produção total desde o começo da safra caiu 11,7% (2,37 bilhões em 2015 ante 2,69 bilhões de litros em 2014).
No ano as vendas totais de anidro cresceram, acumulando variação positiva de 10,9% desde abril, início da safra 2015/16 no Centro-Sul. No mercado interno a comercialização cresceu 22,5% em 2015 e registrou 831,4 milhões de litros. As exportações no mês cresceram 4,8% (50,7 milhões de litros) porém com redução acumulada de 58,8% durante o ciclo 2015/16.