A americana Pacific Ethanol anunciou no início deste mês de julho a finalização do processo de fusão com a Aventine Renewable Energy Holdings.
Em pronunciamento realizado para imprensa Neil Koehler, CEO da Pacif Ethanol, afirmou que a sinergia das duas companhias possibilitará a duplicação da capacidade produtiva de etanol, além da possibilidade de expandir a área de atuação da empresa.
A produção de etanol da Aventine, que utiliza milho em suas indústrias como matéria-prima, é de 1,2 bilhão de litros nas quatro unidades da companhia, localizadas no Centro-Oeste americano, no Estados de Illinois e Nebraska.
Juntas as companhias somam uma produção de 1, 95 bilhão de litros de etanol por ano. Somada à estrutura de comercialização da Pacific Ethanol, a expectativa é de venda superior a 3 bilhões de litros do biocombustível anualmente.
Com a aquisição, a Pacific Ethanol dobrará sua capacidade produtiva e pretende avançar em novos mercados nos Estados Unidos. Atualmente a companhia possui quatro usinas de etanol espalhadas nos Estados da Califórnia, Oregon e Idaho. Além das usinas quatro novas usinas da Aventine inseridas na produção da companhia, localizadas em Illinois e Nebraska