Mercado

Brasil deve exportar bicombustível

O diretor do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty, Mário Vilalva, revelou que países da América Central têm interesse em importar do Brasil a tecnologia de produção de etanol e automóveis bicombustível. “Recebemos vários pedidos para que avançássemos numa cooperação na área de álcool combustível”, afirmou. “América Central e Caribe são produtores de açúcar (uma das fontes para o etanol) e não agüentam mais o alto preço do petróleo”, completou.

Para Vivalva, os países da América Central necessitam fazer determinadas conversões em suas estruturas energéticas, de modo a utilizar o etanol com competitividade, como o Brasil vem fazendo. Ele afirma ainda que, como vamos transferir tecnologia para a produção do álcool, isso pode resultar em exportações do combustível. “Até que possam converter a produção de açúcar deles, vão precisar de quantidades maiores de etanol, e já pediram isso para o Brasil”, diz Vivalva.

Alguns protocolos de cooperação devem ser assinados hoje (12), durante a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à Guatemala. Segundo Vivalva, há ainda interesse dos países da América Central em comprar automóveis bicombustível brasileiros. Ele afirma que, em algumas nações, a demanda é imediata. As informações são da Agência Brasil. (Carsale)